Postado em 07 de Maio às 19h03

DURABILIDADE (TREADWEAR)

O índice Treadwear, impresso na lateral de alguns pneus, é uma das marcação que traz uma informação altamente relevante para os donos de automóveis.

O Treadwear indica a durabilidade do pneu em relação aos concorrentes. Ele não reflete objetivamente a durabilidade, pois se trata apenas de um referencial: seu valor vai de 60 a 700. Como a durabilidade varia em função do piso, da calibragem, dos cuidados do motorista, os pneus de diversas marcas são submetidos a uma prova. Nos EUA, todos são instalados em carros que rodam mesma distância (9.600 milhas ou 15,3 mil km) - à mesma velocidade, no mesmo tipo de asfalto - e se avalia então seu desgaste.

O pneu que tem desgaste de acordo com um padrão estabelecido pelo governo tem índice de 100. O que roda apenas 60% tem Treadwear de 60. O que roda o dobro faz jus ao índice 200, e assim por diante. Dessa forma, é possível comparar a durabilidade de pneus concorrentes.

Conclusão: Quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar. Mas atenção, para obter máxima quilometragem de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata (a pressão ideal consta no manual do proprietário), que o carro esteja alinhado e com o conjunto pneu/roda balanceados. Também o modo de condução, temperatura ambiente, tipo de pavimento e outros fatores contribuem para aumentar ou diminuir a durabilidade de um pneu.

Veja também

Classificação de velocidade do pneu05/08/19 O que significam os números na lateral do seu pneu? Saiba mais sobre especificações importantes como a classificação de velocidade do pneu. O que é classificação de velocidade do pneu? A classificação da velocidade do pneu é diferente do tamanho do pneu. A classificação de velocidade indica a velocidade máxima......
EXCLUSIVIDADE NO BRASIL01/05 Exclusividade no Brasil!!! Melhor preço e entrega rápida. PNEU 285/75R16 XBRI 10PR BRUTUS T/A R$ 1320,00 #F250 #DODGERAM #XBRIBRUTUS #TIRESOLUTIONS...

Voltar para Novidades